
Lista de locais e datas
E-Learning
2021-02-15
2021-03-04
Capacitar os formadores para planear, conceber, implementar, gerir, acompanhar e avaliar cursos em regime e-Learning, através da plataforma Moodle.
Formadores portadores do título de Certificado de Aptidão Profissional / Certificado de Competências Pedagógicas |
Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de: - Identificar e caracterizar os principais conceitos e perspetivas do e-Learning; - Identificar e descrever as principais funções e responsabilidades do e-formador; - Operar as principais funcionalidades da plataforma Moodle; - Planear e conceber um curso em regime de e-Learning. |
Apresentação
- Apresentação do e-Formador e
dos e-Formandos - Apresentação do
programa do curso: objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos, metodologias
de formação e metodologias de avaliação 1.
E-Learning: conceitos e perspetivas - Principais conceitos - Perspetiva histórica - Vantagens e desvantagens - Principais plataformas colaborativas - Desafios e potencialidades 2.
Funções e responsabilidades do e-formador - Perfis, papéis e funções - Animação e dinamização de sessões de
formação - Avaliação das aprendizagens 3.
Plataforma Moodle - Cursos/disciplinas - Recursos
- Atividades - Pauta - Relatórios 4. Projeto
de curso em e-Learning - Planeamento, conceção e
implementação de um curso na plataforma Moodle
- Apresentação, análise e discussão do projeto |
Para formalização da inscrição, os candidatos deverão entregar:
> Ficha de Inscrição
(submetida eletronicamente através do preenchimento da ficha Inscrição infra). Após a receção da inscrição, será contactado via e-mail de forma a dar
indicações sobre: > Forma de realização do pagamento. A realização do curso fica dependente de um número mínimo de 6
inscrições. |
Após a formalização da inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento, que deverá ocorrer até 5 dias anteriores à data de início do curso. |
A frequência com aproveitamento confere ao e-formando o direito a obter, no final da ação de formação, um Certificado de Formação Profissional. |
No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
1. Avaliação formativa - Assiduidade, pontualidade e
qualidade das intervenções nas sessões síncronas - Responsabilidade 2. Avaliação sumativa - Ficha de avaliação da aprendizagem |
Frequência de 90% da carga horária do curso |