FAQ's

Siga-nos:

A inscrição nos cursos poderá ser feita diretamente através do nosso site. Na ficha de cada curso, dispõe de uma Ficha de Inscrição com uma diversidade de campos de identificação pessoal e profissional. Ao preencher os campos e, no fim, ao clicar em "Enviar", está a formalizar a sua inscrição. Para efeitos de confirmação da sua inscrição, receberá uma mensagem automática na sua conta de e-mail com informação de que a inscrição foi realizada com sucesso. Os serviços técnicos da Tecla - Formação Profissional entrarão em contacto até 15 dias anteriores à data de início do curso para confirmação de início da ação.

Consoante a modalidade de curso, a situação social e profissional do formando e no caso de o curso ser objeto de financiamento público e o formando cumprir os requisitos de acesso, poderá ter acesso a alguns dos seguintes apoios sociais, cf. legislação aplicável: bolsa de profissionalização, bolsa de material de estudo, bolsa de formação, subsídio de alimentação e despesas de transporte.

A Tecla - Formação Profissional dispõe do Procedimento de Divulgação, Recrutamento e Seleção de Formandos (PT02) que poderá ser consultado nas nossas instalações. O procedimento dispõe de elementos informativos detalhados sobre as fases de recrutamento e seleção, assim como os respetivos critérios.

A seleção dos formadores é feita tendo por base uma apreciação prévia das seguintes dimensões de análise: habilitações escolares e profissionais, experiência pedagógica e profissional e aptidões psicossociais. A Tecla - Formação Profissional dispõe de um procedimento de avaliação dos formadores, que permite uma avaliação cruzada, realizada pelos formandos, pela coordenação e pelos clientes (se aplicável). Dos resultados da avaliação de desempenho do formador, obtidos segundo os respetivos coeficientes de ponderação dos formandos e coordenação pedagógica e tendo por referência um ano civil de atividade, conduz à sua classificação, nos seguintes termos: A - Formador preferencial (classificação igual ou superior a 85% nos níveis Bom e Muito Bom); B - Formador alternativo (classificação superior ou igual a 70% e inferior a 85%); C - Formador de recurso (classificação superior ou igual a 60% e inferior a 70%); D - Formador excluído (classificação inferior a 60%).

A Tecla - Formação Profissional dispõe de oferta formativa direcionada a jovens e ativos, empregados e desempregados, nas modalidades de cursos de aprendizagem, cursos de formação contínua, cursos de pós-graduação, cursos de educação e formação de adultos, cursos de especialização tecnológica e formações modulares certificadas (a realização de ações de formação em algumas destas modalidades fica dependente da prévia aprovação por parte das entidades financiadoras).

A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom – equivalente a 50% ou mais), e uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso. Quando o formando conclui com aproveitamento a ação de formação, é-lhe atribuído um Certificado de Formação Profissional ou um Certificado de Qualificações, emitido através da plataforma SIGO.