Candidaturas PO Inclusão Social e Emprego

Siga-nos:

Na Tecla - Formação Profissional preparamos e submetemos a financiamento, através do POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, as candidaturas dos nossos clientes organizacionais - empresas e instituições, apoiando-os em todas as fases: da gestão da candidatura à gestão do plano de formação e/ou projeto social, até ao seu encerramento.

Modalidades de apoio consultivo:

  • Serviço "chave na mão": todo o projeto e respetiva candidatura são feitos sob a responsabilidade da Tecla;
  • Serviço de apoio e acompanhamento das candidaturas elaboradas e submetidas pelo cliente.


Gestão da candidatura à obtenção do financiamento:

  • Identificação das necessidades de formação e/ou áreas de intervenção social;
  • Elaboração da proposta de plano de formação e/ou objetivos e atividades de intervenção social e orçamento de custos;
  • Elaboração do orçamento de custos;
  • Submissão da candidatura em formato eletrónico;
  • Apoio a eventuais pedidos de informação adicional.


Gestão do plano de formação e/ou projeto social aprovado:

  • Planeamento do plano de formação com o cliente (cronograma das ações a realizar) e/ou projeto social (objetivos, atividades e destinatários);
  • Elaboração do dossier técnico-pedagógico e/ou dossier do projeto;
  • Execução das ações de formação e/ou das atividades do projeto, que inclui acompanhamento permanente aos formandos/ participantes e à organização;
  • Elaboração do dossier contabilístico do projeto;
  • Gestão financeira do projeto - inclui adiantamento, pagamentos intermédios e reembolsos
  • Encerramento do projeto de formação e/ou projeto social.


Tecla - Formação Profissional dispõe de uma equipa multidisciplinar, com capacidades demonstradas na gestão de dezenas de projetos financiados pelo POPH no período de 2007-2013.


Não deixe de contactar os nossos serviços. Ajudamo-lo a construir a sua candidatura, agora no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, enquadrado no Programa Portugal 2020 (período de programação 2014 - 2020).


Para informações mais detalhadas sobre o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, aconselhamos a leitura cuidada sobre o seu enquadramento concetual.

O POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que irá vigorar no período 2014-2020, visa constituir-se como um instrumento de apoio financeiro ao desenvolvimento de operações promotoras da inclusão social e do emprego, assumindo-se a formação profissional como uma medida importante de promoção ativa do emprego.

Portugal enfrenta desafios relevantes que terão resposta durante o próximo ciclo de programação comunitário de 2014 a 2020. O aumento do emprego e o combate ao desemprego, nomeadamente de longa duração e dos jovens, bem como a luta pela inclusão e o combate das desigualdades e discriminações constituem objetivos comuns a toda a União Europeia que são assumidos no Portugal 2020 com a devida prioridade. Neste sentido, o Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego permitirá reforçar os instrumentos nacionais que concretizarão uma estratégia que, promova um crescimento inteligente, respondendo de forma sustentada ao desafio do emprego e da inclusão social.

Neste sentido o POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego visa o “reforço da integração das pessoas em risco de pobreza e o combate à exclusão social, assegurando a dinamização de medidas inovadoras de intervenção social e os apoios diretos aos grupos populacionais mais desfavorecidos, as políticas ativas de emprego e outros instrumentos de salvaguarda da coesão social”. O PO ISE prossegue, assim, dois dos objetivos temáticos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) - o Objetivo Temático 8 (OT8), “Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores” e o Objetivo Temático 9 (OT 9), “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.

O PO ISE abrange em regra as regiões menos desenvolvidas do Continente – Norte, Centro e Alentejo - sendo a prossecução da sua ação no território complementado pela intervenção dos Programas Operacionais Regionais (POR) que também abrangem o domínio da Inclusão Social e Emprego.

Para concretização desta estratégia será mobilizado um conjunto de prioridades de investimento em torno dos seguintes eixos que estruturam a intervenção do PO ISE:

  • Eixo I Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego;
  • Eixo II Iniciativa Emprego Jovem;
  • Eixo III Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação;
  • Eixo IV Assistência Técnica.

Fonte: Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2013, de 20 maio

Ao longo do período de programação 2007-2013, a Tecla prestou serviços de consultoria a entidades dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, na elaboração de candidaturas a atividades formativas e projetos de intervenção social.

Para mais informações, contacte os nossos serviços.

Mais Informações